Todos reclamam dos políticos, tanto dos atuais quanto dos anteriores, do partido "A", do partido "B". Tem aparecido muito devido aos fatos, reportagens e mais reportagens, nas redes sociais têm se falado muito sobre assunto. Vou ser sincero, não sou um grande entendedor de política, mas tenho minha opinião formada. Hoje queria deixar um pouco os "escândalos" de lado e abordar um nível menor de política. A política que acontece ao seu redor, com seus vizinhos, colegas de trabalho, com os "desconhecidos" nas ruas, aqueles que mesmo não sendo seus familiares e amigos, estão no seu dia a dia. É evidente que todos (ou boa parte) vivemos uma fase difícil, é do direito de todos reclamar, se manifestar, exigir melhorias. Minha pergunta é, será que fazemos na mesma proporção que cobramos? Moro em uma região movimentada de SP, todos os dias vejo pessoas dizendo querer um país melhor, mas não fazem suas partes nem ao seu redor. São fura-filas, não respeitam os preferenciais, nos ônibus, trens e metrô. Não respeitam o desembarque nos transportes. Não respeitam pedestres, carros na calçada dificultando a vida de pedestres e IMPOSSIBILITANDO a movimentação de cadeirantes. Todos priorizam o próprio bem estar e esquecem do próximo, quando estes são constrangidos, inventam todos os tipos de desculpas, isso quando não são mal educados evidenciando que não são merecedores de educação. Eu me considero o tipo "chato", reclamo de carros na calçada, obrigo jovens que fingem dormir em lugares preferenciais a darem o lugar quando os preferenciais chegam. Arranco fura-fila da fila, reclamo de pessoas barulhentas em lugares impróprios, obrigo vizinhos a botarem seus carros na frente de suas próprias casas… Enfim sou insuportável. Todos temos direitos, mas antes temos deveres, não sou perfeito mas me policio para evitar desrespeitar o espaço do próximo. Quando reclamam ainda respondo " se não quer ter sua atenção chamada, faça direito, respeite teu próximo". Sei que existem por aí (e encontro de vez em quando) pessoas que também pensam no próximo, mas no geral isso ainda é raro (se levarmos em consideração a situação em que nosso país se encontra). Acho que as coisas só vão melhorar quando respeitar o próximo for comum, afinal, quando nossos representantes pensarem REALMENTE no povo, eles vão REALMENTE nos representar. """ Só esticando um pouco o assunto, o respeito também vale para as redes sociais, ultimamente têm rolado muita intolerância em relação a posições políticas, alguns tratam a política como uma partida de futebol. Muito termos pejorativos surgiram de todos os lados (sim, por que muitos pensam que são apenas 2 lados). Alguns até criminosos, em relação a regiões do país, classes sociais, religiões, enfim, o que há de pior no ser humano. Saber respeitar o próximo incluí saber respeitar as diferenças, não precisa concordar, mas respeitar! """ Vamos procurar fazer nossa parte! Até lá… Serei insuportável mesmo!

