Quase todos nós aprendemos que a água ferve a 100ºC, mas isso não é totalmente verdade. Isso só acontece se você viver em cidades que estão ao nível do mar ou não muito distante deste parâmetro.
Além da pressão, outro fator que influencia a temperatura de ebulição desse precioso líquido é o fato de que a água que consumimos não é pura, pois nela estão dissolvidas diferentes substâncias, como sais minerais, cálcio, sódio, sulfatos ou bicarbonatos, que fazem com que seu ponto de ebulição mude.
Quanto menor for a pressão atmosférica (quantidade de atmosfera que temos sobre nós), menor será a temperatura de ebulição da água, pois suas moléculas, estando menos pressionadas, têm mais facilidade para se mover e se deslocar e, como consequência, a temperatura de ebulição diminui.
É importante considerar que a pressão atmosférica diminui com a altitude de maneira bastante regular.
A cada 300 m de altura, o ponto de ebulição da água se reduz em 1ºC. Portanto, no topo do Mont Blanc (4.500 m), a água ferve a 84,4ºC e no do Everest, a 70ºC.
Se, por exemplo, você tentasse fazer uma sopa na Fossa das Marianas, que é o lugar mais profundo do planeta, provavelmente perderia a paciência.
A pressão lá é 1.100 vezes superior à do nível do mar, pois a pressão exercida pela água é muito maior do que a exercida pelo ar, de modo que a água começaria a ferver a 530ºC.
--- Criado com nosso formulário simples e amigável. Você já desabafou hoje?
Diretamente no SEU e-Mail
Receba os desabafos mais ilários da Internet na sua mailbox a cada 2 dias.
Nunca enviaremos Spam e você PODE CANCELAR quando quiser.
Lembro de ter lido algo sobre o assunto mas não lembro onde.
Interessante.
Interessante!