em

TRISTETRISTE

Os 50 anos do incêndio no Edifício Joelma

Era 1º de fevereiro de 1974, numa manhã comum em que muitos já estavam no prédio para mais um dia de trabalho, quando tudo se deu. O edifício localizado no vale do Anhangabaú, centro de São Paulo começou a arder em chamas às 8h30 da manhã daquela sexta-feira. Tudo se iniciou no curto circuito de um ar condicionado de um banco do 12º segundo andar. 

O edifício não possuía uma proteção e infraestrutura para enfrentar aquele terrível incêndio, que se alastrou muito rapidamente e impedindo que centenas de pessoas conseguissem deixar o prédio. Com o incêndio gases da cozinha das copas do prédio explodiram e contribuíram ainda mais para a propagação do fogo. O prédio ardeu em chamas por mais de 3 horas e vitimou 187 pessoas e feriu mais de 300.

Depois dessa tragédia, criou-se a primeira legislação de segurança para a cidade, devido a paupérrima infraestrutura contra incêndios dos prédios. Isso já deveria ter sido revisto com o incêndio do edifício Andraus, dois anos antes. Mas teria que haver uma tragédia maior para a regulamentação de prevenção e combate a incêndios. 

Até hoje o edifício Joelma, que hoje nem se chama mais assim, é visto como um prédio místico e até mesmo mal assombrado devido as mortes terríveis que ali ocorreram. São relatados até hoje a presença de vultos, barulhos, gemidos de dor e pedidos de socorro, relatam até a presença de espíritos no local. 

Texto by Leon

--- Criado com nosso formulário simples e amigável. Você já desabafou hoje?

Diretamente no SEU e-Mail

Receba os desabafos mais ilários da Internet na sua mailbox a cada 2 dias.

Nunca enviaremos Spam e PODE CANCELAR quando quiser.

Reportar

O que você acha?

Escrito por leon

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

3 Comentários

  1. As imagens com as pessoas desesperadas no topo do edifício em chamas sofrendo com o calor terrível ao ponto de se jogarem lá do alto é muito impactante.
    Se ficou algo de aprendizado foi a preocupação como se deve ter, a melhora nas condições de segurança para evitar e combater possíveis focos de incêndios nos prédios a partir daquele fatídico dia.

Conteúdo 18+
Clique para ver esta postagem

Tem alguma safada tarada por rola enorme aqui ?

Conteúdo 18+
Clique para ver esta postagem

Eu desejei minha vizinha e bati punheta para ela